TECNOLOGIA, COMUNICAÇÃO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: ESTUDO DE CASO NA ESCOLA E. M. E. F SANTA MARIA NO MUNICÍPIO DE CAMETÁ/PA

Autores

  • Douglas Junio Fernandes Assumpção Universidade Tuiuti do Paraná - UTP
  • Benilda Miranda Veloso Silva Universidade Federal do Pará
  • Josivane Gomes Da Cruz Universidade Federal do Pará - UFPA

Palavras-chave:

Educação, Tecnologias de Informação e Comunicação, Prática Pedagógica.

Resumo


As tecnologias de informação e comunicação impõe aos docentes o desafio de integrá-las a sua prática pedagógica, haja vista que as dificuldades de integração dos recursos das TICs na escola requerem uma capacitação dos professores para que eles desenvolvam habilidades e competências necessárias para apresentar um trabalho que atenda às necessidades da sociedade na era da informação. O desenvolvimento metodológico, deste artigo, trata-se estudo de caso seguindo de uma abordagem Qualitativa na prática pedagógica dos professores das turmas do 2º e do 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental “Santa Maria” no Município de Cametá/PA. Onde percebe-se que ainda existem muitas dificuldades para serem superadas para que a escola possibilite a realização de práticas pedagógicas embasadas na TIC’s.

Biografia do Autor

Douglas Junio Fernandes Assumpção, Universidade Tuiuti do Paraná - UTP

Doutor em Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), Mestre em Comunicação, Linguagens e Cultura pela Universidade da Amazônia (UNAMA), Especialista em Comunicação Empresarial pela Faculdade da Amazônia (FAAM), Graduação em Comunicação Social: Habilitação em Multimídia e Relações Públicas pelo Instituto de Estudos Superiores da Amazônia (IESAM) e em Jornalimos pela UNAMA.

Benilda Miranda Veloso Silva, Universidade Federal do Pará

estre em Comunicação, Linguagem e Cultura (2012), Especialista em Informática e Educação pela Universidade do Estado do Pará (2004) e Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (2003). Atualmente Coordenadora Pedagógica da Rede Pública Estadual (SEDUC-PA),Professora do ensino superior PARFOR, Professora Colaboradora (Campus Universitário do Tocantins- Cametá). Tem experiência como professora Substituta da disciplina: Tecnologia, Informática e educação (UFPA). Desenvolve pesquisa nas seguintes áreas: Educação, Cultura, Tecnologia Educacionais, Cultura Ribeirinha, Coordenação Pedagógica, formação de professores e Educação a distância

Josivane Gomes Da Cruz, Universidade Federal do Pará - UFPA

Graduação de Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará - UFPA

Downloads

Publicado

16-08-2018

Edição

Seção

Artigos