LEITURA E COMPREENSÃO: UMA ABORDAGEM HISTÓRICO-DIALÓGICA

Alceane Bezerra Feitosa, Júlia Maria Muniz Andrade, Karla Dayane Silva Monteiro

Resumo


A leitura é compreendida como um elemento que está diretamente associada à faculdade de linguagem. Por essa razão, pode ser compreendida como uma habilidade mental, cognitiva, de natureza humana e universal, que mantém relação com a cultura do indivíduo. Assim sendo, a leitura se faz presente em vários contextos, nos quais os sujeitos estão inseridos. Com o intuito de evidenciar o conceito e as concepções de leitura ao longo do processo histórico, realizou-se, neste trabalho, uma discussão histórica, a partir da década de 70, do século XX, no tocante ao conceito e as suas concepções de leitura. Para tal intento, utilizou-se de teóricos como Bakhtin (2004, 2011), Marcuschi (2008), Sériot (2015), Kleiman (2004), Koch (2012), dentre outros. Logo após apresentado o percurso histórico do conceito e das concepções de leitura, a partir da década de 70 do século XX, espere-se ter evidenciado a relação da leitura com os aspectos cognitivos, históricos e sociais.

 


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