LETRAMENTO LITERÁRIO: UMA POSSIBILIDADE PARA A FORMAÇÃO LEITORA

Autores

  • Luciana Idiarte Soares Falkenbach Instituto de Desenvolvimento Educacional do Alto-Uruguai - Faculdades IDEAU Caxias do Sul
  • Keisa da Rosa Lewis Instituto de Desenvolvimento Educacional do Alto-Uruguai - Faculdades IDEAU Caxias do Sul
  • Danubia Duarte Pereira Instituto de Desenvolvimento Educacional do Alto-Uruguai - Faculdades IDEAU Caxias do Sul
  • Caila Lanfredi Instituto de Desenvolvimento Educacional do Alto-Uruguai - Faculdades IDEAU Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.17648/movideias-v24n1-1300

Palavras-chave:

Ensino de leitura, sequência didática, letramento literário

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi o de investigar os efeitos da aplicação de uma sequência didática de leitura em uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental, a fim de identificar possíveis avanços no processo de formação e compreensão leitora. A verificação empírica ocorreu por meio da aplicação de uma oficina pedagógica seguindo a proposta criada e experimentada por Rildo Cosson (2016) para o letramento literário, denominada de Sequência Básica. Conclui-se que a sequência didática apresentada por Rildo Cosson (2016) pode ser um caminho viável para o desenvolvimento do letramento literário com crianças do final dos anos iniciais do Ensino Fundamental, promovendo o avanço das habilidades relacionadas à compreensão leitora.

Biografia do Autor

Luciana Idiarte Soares Falkenbach, Instituto de Desenvolvimento Educacional do Alto-Uruguai - Faculdades IDEAU Caxias do Sul

Mestra em Educação

Professora no Instituto de Desenvolvimento Educacional do Alto-Uruguai - Faculdades IDEAU Caxias do Sul

Keisa da Rosa Lewis, Instituto de Desenvolvimento Educacional do Alto-Uruguai - Faculdades IDEAU Caxias do Sul

Graduanda em Pedagogia

Danubia Duarte Pereira, Instituto de Desenvolvimento Educacional do Alto-Uruguai - Faculdades IDEAU Caxias do Sul

Graduanda em Pedagogia

Caila Lanfredi, Instituto de Desenvolvimento Educacional do Alto-Uruguai - Faculdades IDEAU Caxias do Sul

Mestra em Educação

Diretora do Instituto de Desenvolvimento Educacional do Alto-Uruguai - Faculdades IDEAU Caxias do Sul

Coordenadora do Curso de Pedagogia do Instituto de Desenvolvimento Educacional do Alto-Uruguai - Faculdades IDEAU Caxias do Sul

Downloads

Publicado

2019-07-12

Edição

Seção

Artigos