MANOEL DE BARROS E OSWALD DE ANDRADE: PERFORMANCES SUBJETIVAS EM DIÁLOGO

Ellen Margareth Ribeiro Araújo

Resumo


Este estudo objetiva discutir a subjetividade lírica nas poesias modernas de Manoel de Barros e Oswald de Andrade, aproximadas pela relação sujeito lírico e sujeito empírico que se dá por meio da tensão ambígua entre o ficcional e o autobiográfico. Essa conexão é disfarçada pelas máscaras do fingimento poético, culminando no retorno do sujeito performando subjetividades como outros eus. Como aporte teórico, serão considerados os estudos de G. W. Friedrich Hegel, Hugo Friedrich, Michael Hamburger, Arthur Rimbaud, Maria Esther Maciel e Fabíola Padilha, os quais fundamentarão os argumentos aqui apresentados.


Palavras-chave


Subjetividade Lírica; Máscaras; Fingimento Poético; Performance.

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DOI: http://dx.doi.org/10.17648/movideias-v25n1-1880

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ISSN (impresso): 1517-199x