SMARTPHONES E ARTES VISUAIS – NOTAS SOBRE NOVAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DA PERSPECTIVA FORÇADA

Fabiana Lopes de Souza, Maristani Polidori Zamperetti

Resumo


O artigo reflete sobre os smartphones e sua utilização nas aulas de Artes Visuais por meio de um projeto de ensino para turmas do ensino fundamental que contextualiza a fotografia na contemporaneidade e apresenta imagens digitais com efeitos de ilusão de ótica (perspectiva forçada). A pesquisa qualitativa buscou compreender as estratégias utilizadas pelos alunos para a produção de fotografias e as contribuições desta proposta para a ampliação de seus repertórios imagéticos. Para tanto, foram utilizadas fotografias produzidas pelos alunos, aporte teórico e posterior reflexão sobre as produções. Observou-se, por meio deste projeto, a possibilidade de novas práticas pedagógicas que motivam à participação e promovem a inserção dos atores escolares em meio às transformações tecnológicas e contemporâneas, para que possam se relacionar com o mundo não apenas aos modos instrumentais e cientificistas, mas, também, adquirir os modos sensíveis de captação do real.


Palavras-chave


Smartphone. Ensino de Artes Visuais. Perspectiva forçada.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.17648/movideias-v25n2-2114

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

A Revista Movendo Ideias está indexada nos diretórios e bases que seguem: 

                   

 


 

ISSN (on-line): 2675-3162
ISSN (impresso): 1517-199x