NARRATIVAS PARA PRODUÇÃO DE ROTEIROS DE VIDEOAULAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/movideias-v25n2-2343

Palavras-chave:

Mídia e conhecimento. Videoaulas. Educação em rede. Educação a distância. Roteiros.

Resumo

Entre as diversas mídias que vêm sendo utilizadas no ensino, o vídeo tem papel de destaque por sua fluidez de disseminação, principalmente com o advento tecnológico de plataformas multimídias e a utilização crescente de dispositivos móveis, que promovem a facilidade de gravação e produção por parte de usuários e profissionais com aplicativos, ferramentas, programas de gravação e edição que potencializam sua produção. O trabalho faz um relato sobre a produção de videoaulas para ambientes de ensino online, o objetivo é sugerir narrativas que sirvam como estrutura de roteiro para construir esses produtos. Para isso se baseia em conceitos de trazidos por Castells (2010) de sociedade em rede, educação a distância e em rede (GOMEZ 2014; MULLER, SOUZA, 2020), mídia e conhecimento (PERASSI, MENEGHEL, 2011), roteirização e produção audiovisual (MOLETTA, 2019). A descrição desse know-how é fruto da consolidação e constante utilização de protótipos audiovisuais em propostas educacionais produzidas nos anos de 2018 a 2020, tendo como base um corpus de 5884 vídeoaulas para parametrizar os modelos de roteiros propostos. A metodologia utilizada foi o design thinking (BROWN, 2010) pois ele permite acompanhar o processo produtivo durante todo o desenvolver dos produtos, o que viabiliza a descrição e análise de cada etapa envolvida, considerando a visão de uma equipe multidisciplinar que atua de forma interdisciplinar.

Biografia do Autor

Ana Juliana Fontes, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPGEGC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Jornalismo (PPGJOR/UFSC). É pesquisadora e membro integrante do Grupo de Pesquisa Mídia e Conhecimento, pertencente aos Programas de Pós-Graduação Interdisciplinares em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPGEGC) e Tecnologias da Informação e Comunicação (PPGTIC) da UFSC. Atuou como Designer Instrucional Sênior em empresas de educação corporativa e acadêmica, e como produtora cultural e de audiovisual, liderando equipes de produção multimídia. 

Maria de Oliveira Arrabal, Universidade Corporativa

Especialista em Pedagogia Empresarial com ênfase em Universidade Corporativa pelo Instituto de Desenho Instructional. Possui Master Certificação em Design Instrucional pelo Instituto de Desenho Instrucional. É Analista Educacional com foco na Gestão de Aprendizagem na empresa Softplan Planejamento e Sistemas.

Downloads

Publicado

2020-12-22

Edição

Seção

Artigos