POLIFONIA E MEMÓRIA A PARTIR DO FEED RSS: A PERENIDADE DO PODCAST DA “MENSAGEM DO DIA”

Autores

  • José Ferreira Junior
  • Márcio Carneiro dos Santos
  • Jefferson Saylon Lima de Sousa

DOI:

https://doi.org/10.17648/movideias-v26n1-2353

Palavras-chave:

Mídia. Polifonia. Podcast. Feed RSS.

Resumo

Objetiva-se debater a polifonia no podcast e o surgimento de um espaço para manter a tradição das mensagens de otimismo. Para a discussão sobre memória e mídia se utiliza como corpus o podcast “Mensagem do Dia” da Rádio Mirante AM (São Luís/MA), na voz do radialista Roberto Fernandes, vítima da Covid-19 em 2020. Com o potencial para consumo, advindo do surgimento do podcast no ciberespaço, em especial a funcionalidade do Feed RSS, destaca-se a relevância do conceito de polifonia, na sua matriz referenciada pelo pensamento de Mikhail Bakhtin, problematizando-se a categoria mediante a possibilidade de uma memória construída a partir dos meios de comunicação com suas interfaces em dispositivos digitais. Adota-se a metodologia de análise pragmática da narrativa em diálogo com a categoria de performance de Paul Zumthor.  Na parte final, sinaliza-se para um cenário tradutório das narrativas e práticas radiofônicas a partir do podcast como documento.

Biografia do Autor

José Ferreira Junior

Jornalista. Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP.  Professor Titular da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Comunicação - Mestrado Profissional (PPGCOMPRO).

Márcio Carneiro dos Santos

Jornalista.  Doutor em Tecnologias de Inteligência e Design Digital pela PUC-SP.  Professor Associado da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Comunicação - Mestrado Profissional (PPGCOMPRO).

Jefferson Saylon Lima de Sousa

Radialista. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação - Mestrado Profissional, na Universidade Federal do Maranhão (PPGCOMPRO/UFMA).

Downloads

Publicado

2021-06-24

Edição

Seção

Artigos