DEUTSCHES REQUIEM: O TESTEMUNHO AUTOBIOGRÁFICO-FICCIONAL SOB A PERSPECTIVA DISCURSIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/movideias-v26n2-2358

Palavras-chave:

Deutsches Requiem. Jorge Luis Borges. Análise do Discurso. Literatura. Sujeito.

Resumo

O presente trabalho indaga o modo discursivo de justificação de Otto Dietrich zur Linde, personagem do conto Deutsches Requiem (2009), de Jorge Luis Borges. Evidenciando-se a manifestação de diferentes posições a partir da concepção do atravessamento do outro no discurso, fato que possibilita uma ressignificação que dá sentido à sua justificação e a constituição de sua identidade, pois não há identidade sem sujeito e nem sujeito sem discurso. A análise está balizada pelos construtos da Análise Francesa de Discurso, notadamente pelos estudos de Pêcheux (2002) em diálogo com os estudos de Foucault (1996) e de Authier-Revuz (1990). Por meio da análise do discurso de zur Linde, percebeu-se que a constituição de um indivíduo em sujeito está diretamente ligada à questão do sentido. Notando-se que este processo não se dá de maneira uniforme, sem desvios ou contradições; pelo contrário, o tornar sujeito é um percurso constitutivamente falho, disperso, um caminho aberto ao equívoco.

Biografia do Autor

Milena Alves Borba, Universidade Federal de Pelotas

 

 

Possui Graduação em Letras - Português/Espanhol e Respectivas Literaturas pela Universidade Federal de Pelotas, Especialização em Língua Portuguesa e Literatura em Contexto Escolar pela Universidade Paulista e Mestrado em Letras na Universidade Federal de Pelotas. Atualmente é professora de língua espanhola da Rede Municipal de Pelotas/RS.

André Nogueira Alves, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNICA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE: Pelotas, RS, BR

Possui graduação em Licenciatura Plena em Português/Francês pela Universidade Federal de Pelotas - UFPEL, Mestrado em Letras, com área de concentração em em linguística aplicada, pela Universidade Católica de Pelotas - UCPEL, Doutorado em Letras pela Universidade Federal de Pelotas - UFPEL. Atualmente é professor efetivo de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSUL - e participa do GEDES - Grupo de Estudos da Diversidade, Educação e Sexualidade, do NUGED - Núcleo de Gênero e Diversidade do IFSul - Pelotas, e do GPLANN - Grupo Pesquisa em Linguística Aplicada e Análise de Narrativas.

 

Downloads

Publicado

23-12-2021

Edição

Seção

Artigos