REVISITANDO AS POLÍTICAS DE AÇÕES AFIRMATIVAS NO ENSINO SUPERIOR: (RE) AFIRMANDO DIREITOS

Autores

  • Ricardo Alexandre da Cruz * Ricardo Alexandre da Cruz é Professor, Doutor em Educação pela PUC-SP e Pós-doutorando no Departamento de Educação da Universidade Federal de Viçosa.
  • Heloisa Raimunda Herneck Heloisa Raimunda Herneck é Doutora em Educação pela UNESP e Professora do Departamento de Educação da Universidade Federal de Viçosa.

DOI:

https://doi.org/10.17648/movideias-v26n1-2397

Palavras-chave:

Ações afirmativas. Educação. Negros. Universidades. Direitos sociais.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo revisitar as discussões sobre as Políticas de Ações Afirmativas com o intuito de (re) afirmar a necessidade de sua continuação como mecanismo que tem se mostrado importante no combate ao racismo e à desigualdade sociorracial. Essa discussão ganha maior relevo pelo momento atual que nosso país vem atravessando, com sérios ataques à democracia e aos direitos das minorias. Desta forma, é pertinente e urgente revistar a temática das Políticas de Ações Afirmativas explicando seu significado teórico e prático, seus objetivos, suas metas, suas finalidades e sua metodologia de aplicação. Nessa perspectiva, é debatido no texto conceitos de Ações Afirmativas, Políticas Públicas, Sistema de Cotas e de autores como Walters (1995), Ribeiro (1997), Weber (2007), dentre outros.  A metodologia é a pesquisa bibliográfica, lançando mão de publicações que tratam direta e indiretamente do tema proposto. Os resultados alcançados reafirmam a necessidade e a urgência de defender a manutenção das Políticas de Ações Afirmativas no país, uma vez que sem a continuidade dessas políticas não teremos como almejar e alcançar uma sociedade plenamente democrática no Brasil. 

Biografia do Autor

Ricardo Alexandre da Cruz, * Ricardo Alexandre da Cruz é Professor, Doutor em Educação pela PUC-SP e Pós-doutorando no Departamento de Educação da Universidade Federal de Viçosa.

Doutor em Educação Pela PUC-SP e Pesquisador Colaborador do Núcleo de Estudos de Gênero PAGU da UNICAMP.

Heloisa Raimunda Herneck, Heloisa Raimunda Herneck é Doutora em Educação pela UNESP e Professora do Departamento de Educação da Universidade Federal de Viçosa.

Heloisa Raimunda Herneck é Doutora em Educação pela UNESP e Professora do Departamento de Educação da Universidade Federal de Viçosa.

 

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Publicado

24-06-2021

Edição

Seção

Artigos