SER E TORNAR-SE PROFESSOR/A NAS TRAVESSIAS DE ILHA GRANDE-PIAUÍ (1960-1996)
Resumo
O presente estudo tem como objeto de análise a memória de formação dos professores ribeirinhos de Ilha Grande-PI, no Delta do Rio Parnaíba, no período de 1960 a 1996. O objetivo foi interpretar a memória de formação dos professores ribeirinhos de Ilha Grande-PI como experiência social reveladora de aspectos de uma prática pedagógica docente significativa e transformadora. A presente tese se desenvolveu mediante uma pesquisa histórica, de abordagem qualitativa, no campo da História da Educação, com enfoque no Piauí, contemplando o ramo dos Estudos Culturais, mediante a metodologia de História Oral, tendo como colaboradores onze professores aposentados. Os instrumentos de coleta de dados foram os relatos produzidos pelos participantes, colhidos mediante o desenvolvimento da técnica de produção de relatos de história oral de vida e a análise de documentos e fontes iconográficas. A base teórica contemplou, dentre outros: Barros (2017), Certeau (2000), Halbwachs (2006), Meihy (2005), Franco (2016; 2015) e Pimenta (2005). A pesquisa apontou que a prática desenvolvida por esses docentes influenciou na mudança de aspectos de suas vidas, tornando-se significativa e transformadora, no que diz respeito à experiência social, crescimento profissional e melhoria da qualidade de vida nos povoados do Delta do Rio Parnaíba, nas extensões de Ilha Grande-PI.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.17648/movideias-v27n1-2629
Apontamentos
- Não há apontamentos.
A Revista Movendo Ideias está indexada nos diretórios e bases que seguem:
ISSN (on-line): 2675-3162
ISSN (impresso): 1517-199x