SER E TORNAR-SE PROFESSOR/A NAS TRAVESSIAS DE ILHA GRANDE-PIAUÍ (1960-1996)

José Marcelo Costa dos Santos, Maria do Amparo Borges Ferro

Resumo


O presente estudo tem como objeto de análise a memória de formação dos professores ribeirinhos de Ilha Grande-PI, no Delta do Rio Parnaíba, no período de 1960 a 1996. O objetivo foi interpretar a memória de formação dos professores ribeirinhos de Ilha Grande-PI como experiência social reveladora de aspectos de uma prática pedagógica docente significativa e transformadora. A presente tese se desenvolveu mediante uma pesquisa histórica, de abordagem qualitativa, no campo da História da Educação, com enfoque no Piauí, contemplando o ramo dos Estudos Culturais, mediante a metodologia de História Oral, tendo como colaboradores onze professores aposentados. Os instrumentos de coleta de dados foram os relatos produzidos pelos participantes, colhidos mediante o desenvolvimento da técnica de produção de relatos de história oral de vida e a análise de documentos e fontes iconográficas. A base teórica contemplou, dentre outros: Barros (2017), Certeau (2000), Halbwachs (2006), Meihy (2005), Franco (2016; 2015) e Pimenta (2005). A pesquisa apontou que a prática desenvolvida por esses docentes influenciou na mudança de aspectos de suas vidas, tornando-se significativa e transformadora, no que diz respeito à experiência social, crescimento profissional e melhoria da qualidade de vida nos povoados do Delta do Rio Parnaíba, nas extensões de Ilha Grande-PI.


Palavras-chave


Ilha Grande; Memória de Formação; Prática Pedagógica Docente; Professores Ribeirinhos; Transformação.

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DOI: http://dx.doi.org/10.17648/movideias-v27n1-2629

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