DA TRANSGRESSÃO À REDENÇÃO: O MONSTRO EM CONTO DE FADA

Patrícia Azambuja, Ísis Morais Furtado Brito

Resumo


Utilizando como referencial teórico Stuart Hall (2016; 2006; 2003) e Michel Foucault (1996; 2001), sob a mediação discursiva do filme de animação A pequena sereia (1989), este trabalho busca compreender a relação entre a imagem midiática e a construção de valores representados culturalmente, em especial, a vilania associada à figura estigmatizada do monstro. Trata-se portanto de estudo sobre a construção dos sujeitos contemporâneos, por meio do discurso, da identidade, dos estereótipos, bem como, suas conexões com as estruturas antropológicas do imaginário e os arquétipos; sob a ótica de  Gilbert Durand (2012) e Gustav Jung (2002, 1995, 1976), para enfim compreender as formas que algumas políticas de representação institucionalizadas fazem a manutenção das práticas de hierarquização e poder nos contextos identitários.


Palavras-chave


Cultura; Estereótipo; Identidade; Imagens Arquetípicas.

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DOI: http://dx.doi.org/10.17648/movideias-v27n1-2632

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