DEMONIZAÇÃO DO HALLOWEEN: UMA ANÁLISE DO DISCURSO DA TAG #NAOAOHALLOWEEN

Adrianne da Silva Peixoto, Ivana Guimarães de Oliveira

Resumo


O presente artigo aborda o discurso da demonização do Halloween, com o objetivo de analisar como este é exposto em publicações com a hashtag #naoaohalloween na plataforma digital Instagram. Utilizou-se um total de 831 publicações e uma amostra de 99, postadas no dia 31 de outubro de 2021. Os resultados foram divididos em três tabelas: a primeira com imagens e conteúdos escritos; a segunda os conteúdos em vídeos; e a terceira o público das postagens. Foi realizada uma análise qualitativa embasada pelos seguintes teóricos: Foucault (1996), Van Dijk (2017), Siwek (2018), Caro (2011), Mendonza (2021) e Silva (2018). A pesquisa apresentou o discurso religioso como dominante nas postagens. Os discursos dos evangélicos, dos protestantes e dos católicos defendem o Halloween como uma festa demoníaca e se utilizam de outras celebrações para este dia, apresentando um discurso dominador e controlador por parte da sociedade, que utilizam as redes sociais na internet para disseminação de mensagens contra o Halloween. 


Palavras-chave


Halloween; Demonização; Discurso do Poder; Discurso Religioso; Hashtag.

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DOI: http://dx.doi.org/10.17648/movideias-v27n1-2640

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