REDES DIGITAIS, MODA E DISCURSO DE SUSTENTABILIDADE: PISTAS DA ESTRATÉGICA DE RELACIONAMENTO DA MARCA FARM NO INSTAGRAM

Autores

  • Marcelo Pereira da Silva Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Luciana Saraiva de Oliveira Jerônimo Universidade Federal do Maranhão
  • Débora Bezerra da Silva Pontifícia Universidade Católica de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.17648/movideias-v27n2-2651

Palavras-chave:

Redes Digitais, Discurso, Estratégia de relacionamento, FARM, Instagram.

Resumo

Problematizamos a relação entre o uso da rede digital Instagram, a moda e o discurso de sustentabilidade da marca FARM, considerando que as demandas ligadas à sustentabilidade constituem um desafio para países, sociedades e organizações, em um contexto no qual as marcas se defrontam com um consumidor cético, infiel e conectado. Por meio de um levantamento exploratório, encontramos pistas da estratégia da marca FARM para associar-se a temas que considera sustentáveis, atraindo a atenção dos públicos virtuais. Inferimos que as organizações carecem abordar a sustentabilidade de forma mais verdadeira, se envolvendo, com base num propósito institucional, ipso facto, em atividades, programas, planos e projetos relevantes para as sociedades e comunidades.

Biografia do Autor

Marcelo Pereira da Silva, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Linguagens, Mídia e Arte e do curso de Relações Públicas da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4363-8736

Luciana Saraiva de Oliveira Jerônimo, Universidade Federal do Maranhão

Professora Associada da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Doutora em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS). Orcid: https://orcid.org/0000-0002-0094-4066

Débora Bezerra da Silva, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Graduada em Relações Públicas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Orcid: https://orcid.org/0000-0002-9828-0893

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Publicado

24-12-2022

Edição

Seção

Artigos