A POTENCIALIDADE CURATORIAL DA MOSTRA MATIZES DA SEXUALIDADE PARA A EDUCAÇÃO

Autores

  • Hélder Paulo Cordeiro da Nóbrega Universidade Federal da Paraíba
  • Maria Emilia Sardelich Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.17648/movideias-v27n2-2686

Palavras-chave:

Cinema e educação. Escola. Gênero e diversidade. Sexualidade. Matizes da Sexualidade.

Resumo

Este artigo apresenta a potencialidade de uma mostra fílmica enquanto experiência formativa para as relações de sexualidade, gênero e diversidade. O recorte temático focaliza a V Mostra de Filmes Temáticos Matizes da Sexualidade, realizada em 2014, no Cine Aruanda, da UFPB. O estudo qualitativo destaca o potencial educativo da curadoria fílmica. O percurso metodológico qualitativo valeu-se da pesquisa bibliográfica e a realização de entrevista com o idealizador da mostra, o professor Pedro Nunes Filho, a fim de compreender a estruturação de sua curadoria em relação às questões de sexualidade, gênero e diversidade. Ao registrar e preservar a memória dessa ação educativa, a pesquisa realizada colabora para inspirar atividades da mesma natureza em outras ambiências educacionais. Conclui que o recorte curatorial fílmico em questão, suscita potencialidades educativas que abraçam múltiplas questões relativas à educação em sexualidade, gênero e diversidade.

Biografia do Autor

Hélder Paulo Cordeiro da Nóbrega, Universidade Federal da Paraíba

Mestre em Artes Visuais pelo Programa Associado de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV UFPB/UFPE). Graduado em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6762-5801

Maria Emilia Sardelich, Universidade Federal da Paraíba

Professora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e do Programa Associado de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV UFPB/UFPE). Líder do Grupo de Pesquisa em Ensino de 87 Artes Visuais (GPEAV/CNPq). Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8134-8807

Downloads

Publicado

24-12-2022

Edição

Seção

Artigos