CULTURA VISUAL E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM RELATOS DE PROFESSORAS DE ARTES VISUAIS

Autores

  • Maristani Polidori Zamperetti Universidade Federal de Pelotas
  • Alessandra Gurgel Pontes Universidade Federal de Pelotas
  • Veronica de Lima Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.17648/movideias-v27n2-2688

Palavras-chave:

Artes Visuais. Cultura Visual. Docência. Formação Docente.

Resumo

O presente artigo resulta de uma investigação da qual participaram professoras de Artes Visuais da rede pública, de uma cidade do Rio Grande do Sul, Brasil. A pesquisa qualitativa ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas, nas quais se observou a relevância da cultura visual nas práticas de ensino e experiências pessoais das professoras envolvidas. Verificou-se que as visualidades cotidianas fazem parte das práticas pedagógicas, exercendo grande influência sobre a capacidade de opinião e escolha das docentes. Porém, observou-se a necessidade de revisão de posturas docentes estabelecidas e estruturadas, buscando combiná-las com outras contribuições procedentes dos estudos culturais pós-modernos e feministas. Assim, ressaltamos a necessidade de uma formação docente continuada priorizando a compreensão sensível e crítica das visualidades, colaborando para o entendimento do potencial do Ensino de Artes Visuais para a educação transformadora pretendida.

Biografia do Autor

Maristani Polidori Zamperetti, Universidade Federal de Pelotas

Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Doutora e mestra em Educação pela mesma instituição. Líder do Grupo de Pesquisa: Pesquisa, Ensino e Formação Docente nas Artes Visuais (CNPq).

Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9600-1988

Alessandra Gurgel Pontes, Universidade Federal de Pelotas

Doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8436-495X

Veronica de Lima, Universidade Federal de Pelotas

Licenciada em Artes Visuais – Licenciatura pelo Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Professora de Arte na rede estadual (SC). Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2590-6530

Downloads

Publicado

24-12-2022

Edição

Seção

Artigos