A REPRESENTAÇÃO DAS MINORIAS SOCIAIS PELOS PARTICIPANTES DO PROGRAMA DE TV MINHA SAUDADE DA UFRGS

Autores

  • Sean Hagen Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação(Fabico)/Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Mariane Venditi da Rosa

DOI:

https://doi.org/10.17648/movideias-v28n1-2883

Palavras-chave:

Televisão Universitária. Representatividade Social. Minorias Sociais. Sentidos. UFRGS TV.

Resumo

A pesquisa busca compreender como as minorias sociais se representam no programa Minha Saudade da UFRGS, da UFRGS TV. Através dos conceitos de TV generalista, pública e universitária, e de representação pelo viés cultural e psicológico, com destaque para a representação midiática, usamos a Análise de Discurso de linha francesa em 13 edições do programa (2020/2021). 80 incidências de sentidos indicaram seis categorias: 1) a minoria que convive com preconceitos; 2) a minoria que sente a exclusão; 3) a minoria que realiza; 4) a minoria que viu mudanças na sociedade; 5) a minoria acolhida; e 6) a minoria que se vê privilegiada. 43,75% dos discursos evidenciam o preconceito e a exclusão, enquanto apenas 16,25% do corpus se sente acolhido.

Biografia do Autor

Sean Hagen, Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação(Fabico)/Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Professor da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação (Fabico) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutor em Comunicação e Informação pela UFRGS.

Mariane Venditi da Rosa

Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Foi bolsista na UFRGS TV. Atualmente, é Assistente de Marketing na UOL EdTech.

Downloads

Publicado

28-06-2023

Edição

Seção

Artigos