O AUDIOVISUAL DO CORPO TATUADO NA WEBSÉRIE “ALÉM DA PELE”

Joel Felipe Guindani, Alciane Nolibos Baccin Nolibos Baccin, Bianca Obregon Fazioni

Resumo


Apresenta a prática da tatuagem como possibilidade de pensarmos um corpo audiovisualizado, sobretudo na perspectiva da cibercultura e do gênero websérie audiovisual. Pondera acerca dos indícios desta relação por meio da observação da Websérie “Além da Pele”, conteúdo desenvolvido pela Náutica Tattoo e disponível no Youtube. Com análise de imagens (ROSE, 2002), observam-se elementos da linguagem audiovisual na perspectiva de compreender potencialidades da websérie não só como registro técnico ou artístico, mas como ressignificação e visibilidade à prática de tatuar-se como cultura do corpo tatuado e audiovisualmente visibilizado. Por meio de entrevista semiestruturada com o tatuador Adão Rosa, proprietário da Náutica Tattoo, observa-se que o registro e a visibilidade audiovisual por meio do gênero Websérie amplia os sentidos sociais e o próprio entendimento do que é tatuar, do que é a cultura do corpo tatuado e da própria amplitude da tatuagem como indústria criativa.


Palavras-chave


Tatuagem. Websérie audiovisual. Indústria criativa.Cibercultura. Náutica Tattoo.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.17648/movideias-v28n1-2899

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

A Revista Movendo Ideias está indexada nos diretórios e bases que seguem: 

                   

 


 

ISSN (on-line): 2675-3162
ISSN (impresso): 1517-199x