A REVISTA IMPRESSA ENTRETESES NA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIFESP

Autores

  • Walter Teixeira Junior Universidade Federal do Pará Universidade Federal de São Paulo
  • Valquíria Carnaúba de Olivo Universidade de São Paulo
  • Ana Carolina Fagundes de Oliveira Alves Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.17648/movideias-v28n1-2900

Palavras-chave:

Revista. Divulgação Científica. Ciência. Entreteses. Universidade Pública.

Resumo

O artigo se propõe a analisar a efetividade dos processos de divulgação de conteúdo científico adotados na revista Entreteses, publicação oficial da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) impressa entre 2013 e 2021. O objetivo do veículo é divulgar o conhecimento científico entre os públicos diretamente ligados à instituição - estudantes, servidores e pesquisadores, de modo a conectar o conhecimento acadêmico ao cotidiano social. Para compreensão do objeto de estudo, foram utilizados os métodos de pesquisa documental e bibliográfica, estudo de caso e observação participante para coleta das informações. Além disso, ocorreu o levantamento dos conceitos sobre divulgação e difusão científica, linguagem de revista, revista na promoção da ciência, projeto de conteúdo e formato, e sobre processos editoriais de veículos impressos.

Biografia do Autor

Walter Teixeira Junior, Universidade Federal do Pará Universidade Federal de São Paulo

Doutor em Comunicação Social pela Universidade de São Paulo (USP). Docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia da Universidade Federal do Pará (UFPA) e do Programa de Mestrado Profissional Interdisciplinar em Inovação Tecnológica da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Atual diretor do Departamento de Comunicação Institucional da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Valquíria Carnaúba de Olivo, Universidade de São Paulo

Especialista em Comunicação Organizacional pela Universidade Estácio de Sá e graduada em Comunicação Social – Jornalismo pelo Centro Universitário FIEO (UNIFIEO). É jornalista na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), onde coordena a revista impressa de divulgação científica Entreteses e é colaboradora do projeto de revista 100% digital de divulgação científica – Tá na Mão.

Ana Carolina Fagundes de Oliveira Alves, Universidade Federal de São Paulo

Mestre em Comunicação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), especialista em Design Editorial pelo Centro Universitário Senac e graduada em Desenho Industrial pela UEL. É designer na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), onde atua com projetos gráficos, editoriais, institucionais para web e plataformas de redes sociais.

Downloads

Publicado

28-06-2023

Edição

Seção

Artigos