A AGÊNCIA LUPA EM PROL DA COMUNICAÇÃO PARA A PAZ: UM MODELO DE FACT-CHECKING E MEDIA LITERACY

Autores

  • Ana Carolina Trindade Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Caroline Kraus Luvizotto Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Raquel Cabral Universidade Estadual Paulista (UNESP)

DOI:

https://doi.org/10.17648/movideias-v28n2-2926

Palavras-chave:

Desinformação. Fact-checking. Media literacy. Agência Lupa. Comunicação para a paz.

Resumo

O cenário de hiperdigitalização e superconectividade e a produção e disseminação de informações de modo autônomo potencializaram o processo conhecido como desinformação. Considerando a comunicação e a informação fundamentais para a participação cidadã e para a construção de identidades coletivas nas democracias modernas e diante da intensificação da desinformação e dos discursos de ódio na contemporaneidade, este artigo investiga iniciativas e estratégias de fact-checking e media literacy da Agência Lupa, bem como analisa em que medida adota princípios da comunicação para paz como meio de combate a narrativas de ódio, desinformação e violência cultural. Foi realizada uma pesquisa exploratória mediante levantamento bibliográfico e documental e a análise descritiva das estratégias de fact-checking e media literacy da Agência Lupa, refletida a partir do referencial teórico abordado. Os resultados deste estudo sugerem que as estratégias adotadas pela Agência Lupa no combate à desinformação contribuem com o desenvolvimento da media literacy no Brasil, ao combate à violência cultural e ao discurso de ódio.

Biografia do Autor

Ana Carolina Trindade, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Doutoranda e Mestra em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Bacharel em Relações Públicas pelo Centro Universitário Sagrado Coração (UNISAGRADO). Membro do Grupo de Pesquisa Comunicação Midiática e Movimentos Sociais - ComMov. Bolsista de doutorado da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, processo nº 2021/05888-6. ORCID id: https://orcid.org/0000-0001-6214-9343

Caroline Kraus Luvizotto, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Pós-doutorado na Universidade Nova de Lisboa, Portugal. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Estadual Paulista (UNESP). Professor Visitante Sênior no Erich Brost Institute, Technische Universität Dortmund, Alemanha. ORCID iD: https://orcid.org/0000-0002-2132-4616

Raquel Cabral, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Doutora em Comunicação pela Universitat Jaume I, Espanha. Pós-doutorado no Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Estadual Paulista (UNESP). ORCID id: https://orcid.org/0000-0002-0545-498X

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Publicado

22-12-2023

Edição

Seção

Artigos