PERFIS PARA ESTUDO NO INSTAGRAM: UMA DISCUSSÃO SOBRE LITERACIA E CURADORIA NA PLATAFORMA

Autores

  • Gabriella Santos Carmo
  • Issaaf Karhawi

DOI:

https://doi.org/10.17648/movideias-v28n2-2983

Palavras-chave:

Literacia midiática. Curadoria. Instagram. Educação.

Resumo

O principal objetivo desta pesquisa é compreender como os estudantes usam o Instagram para potencializar o próprio processo de aprendizado por meio de perfis anônimos voltados ao estudo. De forma específica, objetiva-se desvelar as motivações dos estudantes, bem como o possível desenvolvimento de uma literacia digital evidenciada pela construção de perfis de curadoria de conteúdo no Instagram. Para isso, a pesquisa empírica, de cunho exploratório, foi dividida em duas etapas: mapeamento de perfis do Instagram e raspagem de dados; entrevistas semi-estruturadas. Entre os resultados obtidos, observa-se como os estudantes têm lançado mão de estratégias criativas de curadoria para burlar as lógicas algorítmicas do Instagram e potencializar o acesso a conteúdo educativos.

Biografia do Autor

Gabriella Santos Carmo

Especialista em Mídia, Informação e Cultura pelo Centro de Estudos Latino Americanos sobre Cultura e Comunicação (CELACC-ECA-USP).

Issaaf Karhawi

Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (UNIP).

Downloads

Publicado

22-12-2023

Edição

Seção

Artigos