“VIRTUALMENTE, DÁ PRA SE CANSAR?”: DINÂMICAS PSICOPOLÍTICAS NA ENTREVISTA COM LU, DO MAGALU

Raquel Assunção Oliveira, Josenildo Soares Bezerra

Resumo


Este estudo analisa uma entrevista da influenciadora virtual Lu – personagem porta-voz das peças e estratégias comunicacionais da marca Magazine Luiza – à jornalista Marília Gabriela. O bate-papo, fruto de uma ação publicitária da marca, estreou no YouTube no dia 14 de dezembro de 2022. A partir das contribuições de Deleuze (2013), Crary (2016) e Han (2017; 2018), entre outros(as) autores(as), esta pesquisa busca compreender questões reiteradas pela jornalista: tempo e cansaço na cultura contemporânea. Nesse sentido, merece atenção a variedade de tópicos abordados – que oscilaram desde questões relativas a gênero, estética do corpo e fake news até posicionamento das marcas e outras atualidades do mundo virtual, como são as danças do TikTok e os memes da internet. Essas dimensões discursivas têm sua base de investigação a partir das teorizações foucaultianas e, ao final, apresentamos a personalidade multitasking da influenciadora virtual como metonímia para os sujeitos psicopolíticos que emergem da atual sociedade de controle.


Palavras-chave


Tempo. Cansaço. Influenciadores virtuais. Corpo virtual. Discurso.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.17648/movideias-v28n2-3006

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

A Revista Movendo Ideias está indexada nos diretórios e bases que seguem: 

                   

 


 

ISSN (on-line): 2675-3162
ISSN (impresso): 1517-199x