CRIANÇAS AIKEWÁRA: ENTRE A TRADIÇÃO E OS NOVOS PROCESSOS DE MEDIAÇÃO
Autores
Ivânia dos Santos Neves
Palavras-chave:
Educação Indígena - Audiovisual e sociedades indígenas – Cosmologia Tupi
Resumo
Este artigo pretende descrever o projeto “Crianças Suruí-Aikewára: entre a tradição e as novas tecnologias na escola” e analisar algumas de suas atividades, a partir das perspectivas dos estudos culturais e da análise do discurso. Pretendemos mostrar como também é possível colocar as novas tecnologias a favor da diversidade cultural, em ações afi rmativas. Não podemos desconsiderar os processos históricos em que se construíram as fronteiras entre os povos indígenas e as sociedades ocidentais. Por outro lado, acreditar que não existe um horizonte de possibilidades que permita a desconstrução deste discurso hegemônico, é também uma maneira de reforçá-lo.
Biografia do Autor
Ivânia dos Santos Neves
(Professora Dr. e Coordenadora do Programa de Mestrado em Comunicação, Linguagens e Cultura – UNAMA