EFEITO MODERADOR DO NÍVEL DE ESCOLARIDADE SOBRE AS DIFICULDADES E BARREIRAS NA UTILIZAÇÃO DOS TERMINAIS DE AUTOATENDIMENTO BANCÁRIO ENTRE OS IDOSOS1

Autores

  • Iris Linhares Pimenta
  • Anatália Saraiva Martins Ramos

Palavras-chave:

Adoção de tecnologia da informação, Idosos, Terminais de autoatendimento

Resumo

O objetivo do trabalho é estudar as difi culdades e barreiras que tem os idosos com os terminais de autoatendimento (TAA), visando verifi car se os aspectos emocionais e cognitivos diante da interação com os terminais de autoatendimento (TAA) são diferentes conforme o nível de escolaridade dos idosos. Foi realizada uma pesquisa de campo, de natureza quantitativa, do tipo descritiva, através de levantamento dos dados (survey). Utilizou-se de um questionário estruturado, com base nos conceitos da ergonomia cognitiva e usabilidade. A amostra da pesquisa é constituída de 63 clientes com mais de 60 anos, correntistas do Banco do Brasil. Os resultados confi rmaram o efeito moderador do nível de escolaridade frente às difi culdades na utilização do TAA. De forma geral, há um efeito positivo do nível de escolaridade para as pessoas da terceira idade, quanto à melhora da capacidade cognitiva, desempenho na compreensão, concentração, foco e orientação das operações do TAA. Inversamente, com nível educacional mais baixo, o idoso tenderá a ser mais resistente à adoção do TAA, aumentando sua insegurança, nervosismo, angústia e medo, tornando-o mais dependente de ajuda de terceiros e levando-a ter mais difi culdade de lembrar das senhas. O artigo fi naliza com as implicações teóricas e gerenciais decorrentes dos resultados.

Biografia do Autor

Iris Linhares Pimenta

(Mestranda, PPGA/UFRN)

Anatália Saraiva Martins Ramos

(Professora Doutora, PPGA/UFRN)

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Publicado

17-04-2017

Edição

Seção

Artigos