O artigo tem como objetivo analisar a interação entre empresa e comunidades rurais na Amazônia. Especifi camente, o artigo discute a interação entre a empresa de cosméticos denominada Natura e as cooperativas COOPAEXPA e CAMTA que representam os interesses das comunidades rurais fornecedoras da empresa. Esta interação se dá sob uma rede de cooperação que envolve, também, órgãos do governo e ONGs. A interação empresa-cooperativa ocorre sob a perspectiva da sustentabilidade organizacional da área de cosméticos. Os principais resultados demonstram que por mais que a empresa seja reconhecida por seus valores sustentável e ter contribuído em parte para o desenvolvimento local nas áreas onde se encontram seus fornecedores rurais, sua rede de cooperação ainda não se constitui na fase de sedimentação, pois causa desencontro de interesses entre as partes envolvidas e uma assimetria na cooperação.
Biografia do Autor
Yana Moura de Sousa
Administradora. Mestranda do Programa de Mestrado em Administração da Universidade da Amazônia - UNAMA.
Ana Maria de A. Vasconcellos
Desenvolvimento (Swansea University – Reino Unido); Professora do Programa de Mestrado em Administração e do Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano da Universidade da Amazônia - UNAMA