O DESIGN PARTICIPATIVO COMO ELEMENTO DE VALORIZAÇÃO DA PRODUÇÃO CULTURAL DA ASSOCIAÇÃO VER-AS-ERVAS, EM BELÉM-PA
Autores
Sâmia Batista e Silva
Palavras-chave:
design, participação, identidade cultural.
Resumo
O presente artigo relata de forma sucinta a pesquisa realizada sobre o projeto de design participativo conduzido entre os anos de 2006 e 2007 pelo escritório Mapinguari design com a Associação Ver-as-Ervas – Associação das Erveiras e dos Erveiros do Ver-o-Peso –, em resposta a uma solicitação da empresa de cosméticos Natura, que culminou no estabelecimento de uma identidade visual para representar a referida associação. A reflexão sobre esse processo foi apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura – Mestrado – em setembro de 2011, em pesquisa com o título “Comercializando tradições: o Design Participativo como elemento de valorização da produção cultural da Associação Ver-as-Ervas, em Belém-PA”.
Biografia do Autor
Sâmia Batista e Silva
Profa. Ms. em Comunicação, Linguagens e Cultura pela Universidade da Amazônia. Professora dos cursos de Comunicação Social e Artes Visuais e Tecnologias da Imagem da Universidade da Amazônia (graduação). Sócia no Mapinguari design em Belém-Pa,