A CONSTRUÇÃO DISCURSIVA DOS ETHÉ DE CREDIBILIDADE NA REVISTA NOVA ESCOLA

Bruno Franceschini

Resumo


A temática da inclusão é um assunto que tem tido certo destaque nas produções midiáticas nos últimos anos. Sendo assim, pensando a questão da inclusão dos alunos com necessidades especiais e a relação deste sujeito com o professor no contexto escolar, inquietamonos com a seguinte pergunta: os professores sabem lidar com esse aluno de inclusão que tem chegado à sua sala de aula? No entanto, uma pesquisa de campo, neste momento, não é possível de ser realizada devido ao tempo e à amplitude de um trabalho desta alçada. Portanto, pensando a relação estabelecida entre o discurso, a política, a mídia e o contexto escolar inclusivo, selecionamos duas revistas das edições especiais da Nova Escola, as quais tratam da inclusão de alunos portadores de deficiência, uma vez que este periódico é caracterizado como “uma revista amiga do professor”. Nesse sentido, procuramos analisar a construção discursiva dos ethé de credibilidade destas duas edições que compõem o nosso corpus de análise e os efeitos de sentido produzidos pela articulação entre a língua, a história e a memória. Para tanto, nos amparamos, para tratar do aspecto discursivo, em Pêcheux (1997, 2009) e em Orlandi (1999), dentre outros autores, e para configurarmos a construção discursiva dos ethé de credibilidade, comungamos dos preceitos postulados, em especial, de Courtine (2003) e de Charaudeau (2008).

Palavras-chave


discurso, ethos, educação inclusiva

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