PATRIMÔNIO E MEMÓRIA NO CURRÍCULO ESCOLAR

Haline Fernanda Silva Melo

Resumo


Este trabalho procura discutir o ensino de história, o lugar entre história, patrimônio e memória, remetendo a questão do direito à memória como direito de cidadania na perspectiva cultural, preservação do patrimônio cultural. Para essa pesquisa utilizou-se a pesquisa bibliográfica e documental para a identificação das discussões te- órica práticas em torno do Ensino de História, Patrimônio e Memória. Este estudo objetivou deste modo, incorporar de forma qualitativa o estudo do município ao currículo escolar. Para tanto, este trabalho articula-se considerando as seguintes categorias: ensino de história - Oriá (1997); história oral - Meihy (1996); memória coletiva - Halbwachs (2006) e memó- rias subterrâneas - Pollak (1989).

Palavras-chave


Ensino de História. Patrimônio. Memória.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

A Revista Movendo Ideias está indexada nos diretórios e bases que seguem: 

                   

 


 

ISSN (on-line): 2675-3162
ISSN (impresso): 1517-199x