O PAPEL DO TUTOR A DISTANCIA NA AMAZÔNIA PARAENSE: OS DESAFIOS DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO DO CAMPO A DISTÂNCIA SECADI/MEC/UAB/IFPA

Maria Eliane de Oliveira

Resumo


O presente artigo está constituído em um relato de experiência acerca da atuação pedagógica do tutor a distancia no âmbito de execução do Curso de Especialização em Educação do Campo, desenvolvido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – IFPA em parceria com as prefeituras locais de dez municípios no estado do Pará. Os eixos temáticos, disciplinas, metodologia utilizados no curso foram provenientes de discussões do comitê editorial da Secretaria de Educação Continuada Alfabetização Diversidade e Inclusão – SECADI, e de todas as Universidades e Institutos que realizavam o curso, como também, o produto de discussões coletivas com os profissionais envolvidos no IFPA. No curso de formação de professores que atuam no campo, houve muitas perspectivas e desafios, dentre estes, os dados aqui apresentados demonstram que os maiores desafios encontrados pelos tutores a distancia em sua prática educativa estão relacionadas às questões como: deficiência no letramento digital, dificuldade de interatividade e desmotivação por parte dos cursistas, problemas de infraestrutura, e ainda, problemas de ordem cultural e geográfica.

Palavras-chave


Educação a distância; Formação de professores; Tutoria a distância.

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