O ENSINO DA GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UM ESTUDO DE CASO DO IFPA – CAMPUS BELÉM

Autores

  • Maria Fernanda Ribeiro Santos IFPA

Palavras-chave:

Ensino. Geografia. Trabalho. Educação. Profissionalizante.

Resumo

A obra em questão visa analisar o ensino da geografia na educação profissionalizante no Brasil, uma vez que essa modalidade de ensino possui mais de cem anos de existência em nosso país. O debate do ensino médio integrado da educação profissional, que consiste no ensino de disciplinas do ensino secular paralelo ao ensino de disciplinas técnicas, será feito na proposta de uma discussão acerca de educação e trabalho, sendo a educação um meio para a emancipação do trabalhador. Será identificada, ao longo da obra, a abordagem que é atribuída à geografia pelos professores, com vistas a atender às especificidades dos cursos de educação profissional e também à visão dos alunos dessa modalidade de ensino, acerca da geografia e de seus conceitos elementares no IFPA – Campus Belém. Com isso, busca-se contribuir para a transformação do processo de ensino e aprendizagem no Brasil.

Biografia do Autor

Maria Fernanda Ribeiro Santos, IFPA

Maria Fernanda Ribeiro Santos, acadêmica do curso de Geografia Licenciatura, bolsista PIBICTI do projeto “A geografia e seu ensino no contexto do médio integrado do IFPA campus Belém”, sob orientação da Professora Msc. Aline Reis. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA.

Downloads

Publicado

25-10-2017

Edição

Seção

Artigos