EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO MARAJÓ: A ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS MULTI-CICLO NO MEIO RURAL DE PORTEL-PA

Autores

  • Miguel de Lima Baia UFPA
  • Joel Pantoja da Silva UFPA

Palavras-chave:

Educação, alfabetização, EJA, leitura, Marajó.

Resumo

A pesquisa tem alfabetização dos alunos do multi-ciclo (1ª e 2ª ciclos) da Educação de Jovens e Adultos (EJA), realizada na Escola Ensino Fundamental Antônio José, localizada no município de Portel, no Marajó das Florestas-PA Objetivamos compreender, em que condições pedagógicas de sala de aula, os professores da EJA desenvolvem o processo de alfabetização com turmas multi-ciclo na referida unidade de ensino. Utilizamos como metodologia a pesquisa
qualitativa, articulada com a prática etnográfica, fazendo uso ainda de instrumentos de investigação como a observação participante e aplicação
de questionário com perguntas abertas. Analisamos os dados com base no estudo dos pesquisadores do campo da educação, especialmente, as reflexões de Paulo Freire e outros estudiosos do campo da linguagem, que discutam as práticas de alfabetização, proposta para a referida modalidade de ensino. Deparamos com a investigação da alfabetização do 1ª e 2ª ciclos, na maior parte da pesquisa, uma educação tradicional destacando o ensino mecânico onde a lousa e os livros de didáticos são referência de ensino nessa modalidade.

Biografia do Autor

Miguel de Lima Baia, UFPA

Licenciado pelo Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará e Professor da Rede Pública de Ensino do Município de Portel.

Joel Pantoja da Silva, UFPA

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA-UFPA). Possui Mestrado em Comunicação, Linguagens e Cultura pela Universidade da Amazônia (UNAMA).

Downloads

Publicado

01-02-2018

Edição

Seção

Artigos