LEITURAS FUNCIONAIS COM ESCRITURAS SIGNIFICATIVAS. E A AULA DE GRAMÁTICA? CONSORCIAÇÃO DESSAS MAGNAS CENAS A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA

Wandré Guilherme de LISBÔA

Resumo


Este artigo traz à discussão um importante salto para a Educação Linguística no Brasil ao sugerir ao Professor de Língua Portuguesa um parâmetro metodológico de ensinagem de Língua Materna mais funcionalista, pois consorcia três magnos atos de aprendência de línguas maternas – Leitura, Escritura e Análise e Reflexão Linguísticas – de forma a tornar as aulas de LP mais reflexivas, metacognitivas e significativas. O ponto máximo deste artigo é o Quadro Demonstrativo - Comparativo de aulas de Gramática per si, destituídas de propósitos sociodiscursivos e metacognitivos mais contemporâneos, com aulas com esses propósitos, apontando ao final e efetivamente como seria um modelo
avaliativo diário que integrasse essas três cenas magnas da enunciação como o paradigma desta nova vertente – a Educação Linguística.


Palavras-chave


Pragmática; Gramática; Educação Linguística; Cognição.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

A Revista Movendo Ideias está indexada nos diretórios e bases que seguem: 

                   

 


 

ISSN (on-line): 2675-3162
ISSN (impresso): 1517-199x