FATOS JORNALÍSTICOS, ACONTECIMENTOS E DISCURSOS: REFLEXÕES SOBRE OS CADERNOS DE POLÍCIA

Autores

  • Alda Cristina Costa UFPA
  • Kristopher Jon-Samuel UFPA

Palavras-chave:

Fato jornalístico. Acontecimento. Discurso. Violência. Caderno Polícia

Resumo

Fatos, discursos e acontecimentos são elementos que se intercruzam no fazer jornalístico, gerando interdiscursos com a finalidade de criar uma relação com o público leitor. A razão de ser do jornalismo é dar aos fenômenos sociais o caráter de acontecimento, considerando os critérios de noticiabilidade e visibilidade. Ou seja, a noticiabilidade é o conjunto de elementos que forma o aparato informativo que vai controlar e administrar a quantidade e o tipo de acontecimentos que devem ser selecionados e transformados em notícias para os leitores. O presente artigo tem como objetivo analisar como os cadernos polícias dos jornais Diário do Pará e O Liberal constroem discursivamente a violência como acontecimento e/ou fato jornalístico. Consideramos que fatos jornalísticos e discursos possuem estatutos distintos, mas com semelhanças a aproximações quando o jornalismo é tomado nas páginas impressas como discurso. Neste sentido, analisamos que a violência, tomada como objeto pelos dois veículos paraenses, assume construções diferenciadas de sentidos, mesmo considerando o fato único abordado. Na análise, selecionamos, aleatoriamente, quatro cadernos de Polícia (dois de cada
jornal), do mês de março de 2012.

Biografia do Autor

Alda Cristina Costa, UFPA

Doutora em Ciências Sociais; Mestre em Sociologia. Docente Adjunta da Faculdade de Comunicação e do Programa de Pós-Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia (PPGCOM/UFPA) da Universidade Federal do Pará. Coordena o projeto de pesquisa Mídia e Violência: narrativas midiáticas na Amazônia Paraense (UFPA/CNPq) e o grupo de pesquisa Narrativas Contemporâneas na Amazônia Paraense (NARRAMAZÔNIA/UFPA/UNAMA/CNPq).  Realiza Estágio de Pós-Doutoral, PNPD/CAPES, financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), no Programa de Comunicação, Linguagens e Cultura da Universidade da Amazônia (PPGCLC/UNAMA).

Kristopher Jon-Samuel, UFPA

Graduando em Comunicação Social – Jornalismo (UFPA) e bolsista PIBIC do Projeto Mídia e Violência: narrativas midiáticas na Amazônia paraense.

Downloads

Publicado

24-02-2018

Edição

Seção

Artigos