GERENCIAMENTO DA IMAGEM: A INFLUÊNCIA DA COMUNICAÇÃO INTEGRADA PARA AGREGAR VALOR ECONÔMICO À MARCA

Verônica Campos, Neusa Pressler

Resumo


A Comunicação Integrada possui um papel importante quanto ao gerenciamento da marca. As organizações têm procurado satisfazer seus stakeholders conforme suas preferências e exigências. Com isso, buscam produzir e vender produtos e serviços que contenham significado e carreguem consigo a identidade da organização. A comunicação Integrada tem a capacidade de gerir a imagem, promovendo-a e fixando-a na mente dos públicos das organizações. Nesse contexto, a supervalorização da imagem tem levantado questionamentos em relação à forma como a construção e a manutenção da identidade das organizações é conduzida, se é eficiente, ética, responsável e se atende às necessidades do público. Neste artigo, discute-se a influência da comunicação integrada para agregar valor econômico à marca no gerenciamento da imagem organizacional. Para o desenvolvimento e orientação teórica deste estudo, foi utilizada a pesquisa bibliográfica, especialmente os autores Margarida Maria Krohling Kunsch (2009), Philip Kotler (2010) e José Benedito Pinho (1996).


Palavras-chave


Marca. Imagem. Comunicação Integrada. Branding. Stakeholders.

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