IMAGENS E PUBLICIDADE NA AVENIDA BRAZ DE AGUIAR EM BELÉM-PA: (RE)APROPRIAÇÕES CULTURAIS NO ESPAÇO URBANO
DOI:
https://doi.org/10.17648/movideias-v21n1-930Palavras-chave:
Comunicação visual, Avenida Braz de Aguiar, Publicidade, CulturaResumo
Este artigo analisa eventos da comunicação visual urbana contemporânea de Belém-PA, especificamente na Avenida Braz de Aguiar, segundo a perspectiva da antropologia comunicativa de Massimo Canevacci (2004). Fundamenta-se nas teorias de Michel de Certeau (2009) e Sharon Zukin (2000). Objetiva verificar de que modo a Avenida Braz de Aguiar está sendo reterritorizada pelos sujeitos que a formam e como nela se processam a apropriação cultural e a produção de diferenças. Metodologicamente, procedeu-se à caminhada pela avenida, ao registro visual e fotográfico de segmentos comunicativos que a constituem. Apresenta-se a análise das imagens selecionadas a fim de interpretar segmentos comunicativos do espaço e os seus possíveis sentidos enunciativos.