UMA PERSPECTIVA IMAGÉTICA DA “GANG DO ELETRO” E “BANDA UÓ”

Autores

  • Paula SOUSA UNAMA
  • Elson SANTOS UNAMA
  • Danuta LEÃO UNAMA

DOI:

https://doi.org/10.17648/movideias-v21n1-932

Palavras-chave:

Brega, Banda Uó, Gang do Eletro, semiótica, análise de imagem.

Resumo

O gênero brega influenciou vários artistas no ramo musical, desde a origem até os dias atuais, também se difundiu em outros gêneros e ritmos, como o tecnobrega e o eletrobrega, que foram criados a partir da utilização dos equipamentos tecnológicos. Este artigo pretende realizar um estudo de pesquisa, por meio das capas dos CDs das bandas Gang do Eletro e Banda Uó. Para tal entendimento, utilizou-se como método a análise de imagem de Martine Joly, procurando identificar os signos plásticos, icônicos e linguísticos.
Essa autora apresenta uma proposta de investigação da imagem publicitária que traduz a percepção visual em linguagem verbal. A proposta é identificar seus elementos visuais sobre esse meio de comunicação e com eles fazer possíveis interpretações, para compreender as estéticas utilizadas e distingui-las.

Biografia do Autor

Paula SOUSA, UNAMA

Estudante de Graduação – 8º semestre do Curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda – da Universidade da Amazônia – UNAMA.

Elson SANTOS, UNAMA

Estudante de Graduação – 8º semestre do Curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda – da Universidade da Amazônia – UNAMA.

Danuta LEÃO, UNAMA

Doutoranda em Comunicação, Linguagens e Cultura pela Universidade da Amazônia. Mestre em Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná – UTP. Professora do Curso de Publicidade e Propaganda da Universidade da Amazônia – UNAMA.

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Publicado

05-03-2018

Edição

Seção

Artigos