PERCURSOS E CONSTRUÇÕES DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DA ESCOLA PORTO ALEGRE (MELGAÇO-PA)
DOI:
https://doi.org/10.17648/movideias-v21n1-934Palavras-chave:
Comunicação visual, Gestão, Participação Democrática, Projeto Político Pedagógico, Comunidade GalileiaResumo
O presente artigo discute o processo de construção do Projeto Político-Pedagógico da Escola Municipal de Ensino Fundamental Porto Alegre, na comunidade Galileia, município de Melgaço-PA. Objetiva-se construir os percursos para a elaboração deste projeto do ponto de vista de uma proposta democrático-participativa. Utiliza-se como metodologia a pesquisa-ação, nesta relação entre comunidade local, alunos e professores, na constituição dos dados coletados interpretados à luz da perspectiva teórica do campo da educação, particularmente, dos estudiosos da área da gestão escolar. Desvela-se com as interpretações desse movimento de escuta e produção político-pedagógica, nortes delineadores do contexto escolar que envolve a trajetória estudantil dos alunos.