REALIDADE VIRTUAL: UM ESTUDO DA COMUNICAÇÃO ENTRE CORPORAÇÕES E CLIENTES NAS MÍDIAS SOCIAIS

Autores

  • Blenda do Socorro Nascimento GOMES Esamaz
  • Gheyza de Oliveira SILVA Esamaz
  • Victoria Pinheiro de OLIVEIRA ESAMAZ
  • Neusa Pressler UNAMA

Palavras-chave:

Comunicação. Virtual. Prosumer. Online. Relacionamento. Mídias sociais.

Resumo

A evolução da tecnologia da informação permitiu que milhões de pessoas se conectassem à Internet em qualquer ambiente e isso se tornou mais visível com a ascensão das mídias sociais. Hoje vê-se uma maior conectividade e interatividade entre indivíduos e grupos, pois através de um celular, uma câmera ou um tablet, estes vêm se tornando produtores de conteúdo. A comunicação virtual por meio das mídias sociais torna-se então cada vez mais imprescindível e interessante neste cenário inovador que se desenha. Grandes corporações de diversos segmentos já atentaram para esse fato e remodelaram o jeito de falar com o seu público. Ao tentarem se adaptar a este novo target criam todos os dias novas expectativas e novas aberturas para interpretação da comunicação. Este estudo realizado durante os anos 2014/ 2015 foi baseado em
autores (Henry Jenkins, André Lemos) que contemplam os estudos comunicacionais da Publicidade e Propaganda online e relacionamento, e  presenta cases considerados de sucesso de algumas empresas que utilizaram estes conceitos e formatos.

Biografia do Autor

Blenda do Socorro Nascimento GOMES, Esamaz

Graduada em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade da Amazônia (UNAMA) e concluinte do curso de especialização (pós-graduação latu sensu) em Comunicação Corporativa do Centro de Pós-graduação da Escola Superior da Amazônia (Cpós-Esamaz), campus Belém, Pará.

Gheyza de Oliveira SILVA, Esamaz

Graduada em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas pela Universidade da Amazônia (UNAMA), graduanda em Letras pela Universidade Internacional de Curitiba concluinte do curso de especialização (pós-graduação latu sensu) em Comunicação Corporativa do Centro de Pós-graduação da Escola Superior da Amazônia (Cpós-Esamaz), campus Belém, Pará.

Victoria Pinheiro de OLIVEIRA, ESAMAZ

Graduada em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade da Amazônia (UNAMA) e concluinte do curso de especialização (pós- graduação latu sensu) em Comunicação Corporativa do Centro de Pós-graduação da Escola Superior da Amazônia (Cpós-Esamaz), campus Belém, Pará

Neusa Pressler, UNAMA

Professora titular I do Curso de Comunicação Social e do Programa de pós-graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura da Universidade da Amazônia - UNAMA. Doutora em Ciência Socioambiental - Núcleo de Altos Estudos Amazônicos – NAEA/ UFPA. Pesquisadora Líder do “Projeto de Pesquisa Agências Digitais na Amazônia Real: a inovação das práticas de comunicação na publicidade paraense”.

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Publicado

06-03-2018

Edição

Seção

Artigos