A SEMIÓTICA DOS CARTAZES DOS FILMES DO GÊNERO COMÉDIA ROMÂNTICA E SUAS RELAÇÕES ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA

Autores

  • Juliana Barros Monteiro UNAMA
  • Danuta de Cássia Leite Leão UFPA

Palavras-chave:

cartaz, estética, semiótica, narrativa hollywoodiana

Resumo

Desde muito cedo a imagem prendeu a atenção do homem. A pintura, escultura, gravura, fotografia, artes gráficas, cinema, são apenas algumas formas desse gigantesco universo. No qual estarão presentes na vida do homem por um longo tempo, criando e reinventando-se. O cartaz ou frequentemente chamado de pôster, é um dos meios gráficos mais conhecidos pela sociedade, tornando-se comum aos olhos, porém, ainda eficaz pela sua simplicidade e até repetição. Este presente trabalho buscará evidenciar a estética utilizada nos cartazes publicitários dos filmes de comédia romântica: “Uma linda mulher” (1990), “Amor à Segunda Vista” (2003), “Beleza no Mundo dos Negócios” (2010) e “Deixa rolar” (2014) e posteriormente, relacionar/ contrapor como a teoria e a prática, conceito e fabricação, desses cartazes ocorrem.

Biografia do Autor

Juliana Barros Monteiro, UNAMA

Estudante de graduação do 8° semestre do curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda da Universidade da Amazônia.

Danuta de Cássia Leite Leão, UFPA

Professora Ms. do curso de Comunicação Social da Universidade da Amazônia (UNAMA).

Downloads

Publicado

06-03-2018

Edição

Seção

Artigos