O OBSCENO EM O TETRANETO DEL-REI DE HAROLDO MARANHÃO: A SENSUALIDADE DO CORPO E DA PALAVRA

Autores

  • Thais do Socorro P. Pompeu SAUMA Universidade Federal do Pará - UFPA

Palavras-chave:

Obsceno, Corpo, Intertextualidade, Haroldo Maranhão.

Resumo

O artigo discute o obsceno na
obra O Tetraneto Del-Rei (1982)
de Haroldo Maranhão a partir de
uma perspectiva intertextual, que
evidencia o corpo do protagonista
Jerônimo de Albuquerque como
elemento de conexão com outras
obras, que também enfatizam o corpo
na construção de suas linguagens. O
obsceno em Haroldo Maranhão segue
dois caminhos, um de experimentação
da linguagem que insere com
naturalidade palavras tabu ao texto
literário, e outro como apropriação
de ícones representativos dessa
temática presentes na bíblia sagrada
e em textos literários consagrados.
O Obsceno é um traço da escrita de
Haroldo, que vislumbra chocar, mas
tornar comum, temas polêmicos e
palavras consideradas malditas.

Biografia do Autor

Thais do Socorro P. Pompeu SAUMA, Universidade Federal do Pará - UFPA

Doutoranda no programa de pósgraduação
em Letras/ Estudos
Literários da UFPA. Atualmente
é professora do Instituto Federal
do Pará - Campus Ananindeua. É
membro do projeto de pesquisa
Tradução e Recepção UFPA e do
Grupo Interdisciplinar de Pesquisa
em Arte, Cultura e Educação -
GIPACE - IFPA.

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Publicado

06-03-2018

Edição

Seção

Artigos