“A FORMA ESCOLAR DA TORTURA”: UMA LEITURA SOBRE O BULLYING ATRAVÉS DE RUBEM ALVES

Márcia Maria Vasconcelos SAMPAIO, Analaura CORRADI

Resumo


O bullying presente nos ambientes
sociais e educacionais envolve questões
de tratamento e relacionamento que
precisam ser questionados dentro do
ambiente escolar uma vez que a escola
não deve aceitar que seus alunos façam
e sofram violência. Este artigo tem
como objetivo verificar o bullying e
seus atores sociais a partir de um artigo
do escritor brasileiro Rubem Alves
chamado “A forma escolar da tortura”
escrito para A Folha de São Paulo em
31 de março de 2005. A metodologia
aplicada é de Análise do Discurso
fundamentada nos seguintes autores
Bakhtin (1999, 2011), Foucault (1986),
Magalhães (2003), Pêcheux (1995),
Orlandi (2001) dentre outros.


Palavras-chave


Discurso. Bullying. Escola.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

A Revista Movendo Ideias está indexada nos diretórios e bases que seguem: 

                   

 


 

ISSN (on-line): 2675-3162
ISSN (impresso): 1517-199x