CANDOMBLÉ E BATUQUE: ABORDAGENS A PARTIR DA PERFORMANCE RITUAL

Autores

  • Débora Bresolin BREGOLIN Universidade de Caxias do Sul
  • Carina Monteiro DIAS Universidade de Caxias do Sul
  • Rafael José dos SANTOS UNICAMP

Palavras-chave:

Performance, Ritual, Candomblé, Batuque.

Resumo

Este artigo pretende ser uma primeira
aproximação entre as contribuições
da antropologia da performance
de Victor Turner e a perspectiva de
performance que fundamenta os
estudos de Paul Zumthor acerca da
poesia oral. Para isso, recorremos
a duas etnografias em contextos
rituais nos quais a corporeidade, a
dança, o canto e o ritmo cumprem
papéis fundamentais: uma festa
de Candomblé outra de Batuque,
variante rio-grandense do sul do culto
aos orixás.

Biografia do Autor

Débora Bresolin BREGOLIN, Universidade de Caxias do Sul

Aluna do Programa de Pós-
Graduação em Letras e Cultura
da Universidade de Caxias do
Sul. Bolsista PROSUP/CAPES.
Membro do grupo de pesquisa
Antropologia, performance
e poética (CNPq).

Carina Monteiro DIAS, Universidade de Caxias do Sul

Aluna do Programa de Pós-
Graduação em Letras e Cultura
da Universidade de Caxias do
Sul. Bolsista PROSUP/CAPES.
Membro do grupo de pesquisa
Antropologia, performance e
poética (CNPq).

Rafael José dos SANTOS, UNICAMP

Doutor em Ciências Sociais pela
UNICAMP, com período de
bolsa sanduíche do CNPq na
Columbia University. Antropólogo.
Docente do Programa de Pós-
Graduação em Letras e Cultura
da Universidade de Caxias do Sul.
Membro do grupo de pesquisa
Antropologia, performance e
poética (CNPq).

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Publicado

06-03-2018

Edição

Seção

Artigos