Gestão Sustentável nas Empresas: uma análise da sustentabilidade na percepção de estudantes de Administração ## Sustainable Management in Companies: an analysis of sustainability in Business Administration students´ perception

Raiza Thalita Felix Almeida de Morais, Rodolfo Jakov Saraiva Lôbo, Elias Pereira Lopes Júnior

Resumo


As empresas eram vistas apenas como organizações econômicas com responsabilidades referentes a resolver problemas econômicos fundamentais e agora têm presenciado o surgimento de novos papéis que devem ser desempenhados, dentre eles, a conscientização com os problemas ambientais e  sociais. O objetivo geral deste trabalho é analisar a gestão sustentável nas empresas, na percepção dos estudantes do Curso de Administração da UFCG e FAI Nordeste. A pesquisa se justifica pela necessidade de incentivar os empresários e futuros administradores a preservarem o meio ambiente, contribuindo também para incentivá-los a realizar práticas de gestão ambiental. A metodologia utilizada é de abordagem quantitativa, natureza aplicada e do tipo descritiva. Para a coleta de dados, foi utilizado um questionário, aplicado a 129 estudantes. Pode-se constatar que muitos estudantes consideram o desenvolvimento sustentável uma ferramenta capaz de manter o equilíbrio entre as dimensões do Triple Bottom Line (TBL). Bem como acreditam que a sustentabilidade gera lucros às empresas, mantendo-as em vantagem competitiva, além de consideram a Educação Ambiental de fundamental importância ao Curso de Administração. Esta pesquisa é de grande relevância para o meio acadêmico e social em geral, pois, ressalta o dever de incentivar a conscientização sobre a preservação do meio ambiente, contribuindo diretamente com a atuação profissional dos futuros administradores a realizarem práticas de gestão sustentável nas empresas.

 

ABSTRACT

Companies were seen only as economic organizations with responsibilities for resolving fundamental economic problems and now have witnessed the emergence of new roles to be played, among them, awareness of environmental problems. The general objective of this work is to analyze the sustainable management in the companies, in the perception of the students of the Administration Course of the UFCG and FAI Nordeste. The research is justified by the need to encourage entrepreneurs and future managers to preserve the environment, and also to encourage them to carry out environmental management practices. The methodology used is a quantitative approach, applied nature and descriptive type. For data collection, a questionnaire was used, applied to 129 students. It can be seen that many students consider sustainable development as a tool capable of maintaining the balance between the dimensions of the Triple Bottom Line (TBL). And they believe that sustainability is profitable businesses, keeping them at a competitive advantage, as well as consider the environmental education of fundamental importance to the Administration Course. This research is of great importance for academic and social environment in general, therefore, emphasizes the duty to encourage awareness of the preservation of the environment, contributing directly to the professional performance of future managers to undertake sustainable management practices in companies.


Palavras-chave


Desenvolvimento sustentável; Percepção; Responsabilidade; Educação ambiental

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.17648/aos.v10i2.1328

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Classificação Qualis CAPES - B3 (Administração, Ciências Contábeis e Turismo)

B4 (Interdisciplinar)

ISSN: 2238-8893