Qualidade no serviço Público: Um estudo de caso em uma fundação pública em Minas Gerais - DOI(http://dx.doi.org/10.17800/2238-8893/aos.v3n2p43-62)

Jefferson Lopes La Falce, Cristiana Fernandes De Muylder, Ivanete Milagres Pressot, Maria Aparecida Barbosa Lima Toivanen

Resumo


Este estudo realizado em uma organização pública de Minas Gerais aborda o tema “qualidade em serviços”, considerando a necessidade de excelência na gestão em serviços na percepção de seus funcionários. A pesquisa de natureza descritiva adotou o questionário Servqual proposto por Parasuraman, Zeithaml e Berry (1985) adaptado para avaliação da percepção interna. Como resultados de percepção convergentes foram encontradas as dimensões, da escala Servqual, tangibilidade, segurança e empatia. Quanto aos resultados de percepção divergentes foram encontradas as  dimensões confiabilidade e capacidade de resposta. Após análise fatorial, onde o teste KMO obteve um valor de 0,904,obteve-se dois fatores. A estrutura bifatorial apontou como Fator 1 o conjunto de pessoas alinhadas com as cinco dimensões do modelo Servqual, e o Fator 2, com pessoas associadas apenas às dimensões tangível e confiabilidade.  Este estudo corroborou com a pesquisa sobre qualidade em serviços indicando a importância do uso da escala Servqual na esfera pública e também como diagnóstico para ações de gestão.


Palavras-chave


Qualidade em Serviços, gestão pública, satisfação do cliente, fatorial e Servqual

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DOI: http://dx.doi.org/10.17800/aos.v3i2.165

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Classificação Qualis CAPES - B3 (Administração, Ciências Contábeis e Turismo)

B4 (Interdisciplinar)

ISSN: 2238-8893