FATORES DE INFLUÊNCIA PARA PARTICIPAÇÃO ELETRÔNICA: UMA VISÃO BASEADA NA TEORIA DA ESTRUTURAÇÃO ## INFLUENCE FACTORS FOR ELECTRONIC PARTICIPATION: A VIEW BASED ON STRUCTURATION THEORY

Autores

  • Josevana Lucena Unama
  • Hilmar Tadeu Chaves UNAMA

DOI:

https://doi.org/10.17648/2238-8893/aos.v8n1jan/jun2019p41-60

Palavras-chave:

participação eletrônica, teoria da estruturação, fatores influenciadores, governo, tecnologia-em-prática.

Resumo

O desenvolvimento da ideia de Dualidade da Estrutura se funda na noção da existencia de um caráter fundamentalmente recursivo da vida social, expressada em uma dependência mútua entre estrutura e agência. Assim, este trabalho visa discutir os dois conceitos chave desta teoria: agência e estrutura, relacionando-os com as teorias de uso das tecnologias nas organizações, almejando a melhor compreensão dos fatores influenciadores da participação eletrônica por cidadãos. Desta forma, ao conceituar uma agência que está coagida e/ou facilitada pelas interações no espaço/tempo, a Teoria da Estruturação consegue auxiliar a compreensão do processo de virtualização da participação eletrônica, que engendra mecanismos de sobreposição espaço-temporal que podem fluidificar (tornar líquido) processos burocráticos já consolidados.

Biografia do Autor

Josevana Lucena, Unama

Doutoranda em Administração pela Universidade da Amazônia (UNAMA); mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM); especialista em Planejamento Governamental e Orçamento Público pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA); e Bacharel em Administração pela UFAM.

Hilmar Tadeu Chaves, UNAMA

Doutorando em Administração pela UNAMA/SER. Consultor de Empresas da HC Consultoria Ltda. Mestre em Desenvolvimento Rural e Gestão de Empreendimentos Agroalimentares pelo IFPA/Universidad de Alicante. Especialista em Administração Financeira pela UFPA, Especialista em Gestão de Micro e Pequenas Empresas pela UFLA-MG, Especialista em Gestão do Varejo pela FEA-USP-SP. Administrador de Empresas.

Downloads

Publicado

2019-08-14

Edição

Seção

Gestão Social e Políticas Públicas