A Estratégia do Marketing de Relacionamento para o Consumo Sustentável: Um Estudo no Varejo - DOI(http://dx.doi.org/10.17800/2238-8893/aos.v3n2p153-173)

Minelle Enéas da Silva, Luis Antônio Slongo

Resumo


Sob o contexto emergente de discussões que consideram novas responsabilidades sociais e a possibilidade de alcance do chamado desenvolvimento sustentável, o objetivo do artigo é identificar como a estratégia de marketing de relacionamento pode facilitar a efetivação do consumo sustentável, a partir das interações sociais, considerando-a como uma prática organizacional responsável. Para tanto, realiza-se uma pesquisa qualitativa sob a forma de um estudo de caso no Walmart Brasil, com a marca Hiper Bompreço, já que essa define em seu contexto estratégico um novo posicionamento de mercado. Assim, foram analisadas relações com funcionários, clientes e fornecedores para sua prática responsável.


Palavras-chave


Marketing de Relacionamento; Consumo Sustentável; Estratégia; Varejo; Stakeholders.

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DOI: http://dx.doi.org/10.17800/aos.v3i2.170

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Classificação Qualis CAPES - B3 (Administração, Ciências Contábeis e Turismo)

B4 (Interdisciplinar)

ISSN: 2238-8893