Políticas Públicas e Educação e sua Relação com o Índice de Desenvolvimento Humano ## Public Policies and Education and its Relationship with the Index of Human Development

Alexandre de Freitas Carneiro, Nilda Catalina Tañski, Maurício Corrêa da Silva

Resumo


Com base na teoria da agência, o estudo objetiva avaliar a eficiência na alocação de recursos públicos destinados à educação do Ensino Médio, pelos estados das regiões Norte e Sudeste, entre 2005 a 2017, e verificar a relação dessa alocação com o fator socioeconômico Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) desses estados. O preparo metodológico foi o de uma pesquisa quantitativa com aplicação do modelo Data Envelopment Analysis para a mensuração da eficiência, empregando o modelo CCR com orientação a outputs. Na segunda etapa, procurou-se medir o IDH de anos faltantes pela técnica de imputação de dados e, por fim, utilizou-se o método regressão linear simples para verificar a relação entre as variáveis. Os resultados apontaram que seis estados apresentaram eficiência técnica em algum ano e que Roraima foi eficiente em todos os anos e lidera o ranking com a melhor média. Outros cinco estados não foram eficientes em nenhum período. No entanto, houve evolução de 2005 para 2017 em todos os estados, à exceção de Rondônia. Constatou-se que os menores estados tendem a ser os mais eficientes e que não são os maiores gastos em educação que produzem uma maior eficiência. A região Norte foi mais eficiente do que a Sudeste. O nível de correlação entre as variáveis eficiência e IDH só é estatisticamente significativo apenas para os dados da região Norte. Neste caso, a primeira variável exerce influência significativa sobre a segunda, o que se conclui pela aceitação da hipótese de pesquisa para esta região, separadamente.


Palavras-chave


Análise Envoltória de Dados; Eficiência; Ensino Médio; IDH; Políticas Públicas.

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DOI: http://dx.doi.org/10.17648/aos.v11i1.1836

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Classificação Qualis CAPES - B3 (Administração, Ciências Contábeis e Turismo)

B4 (Interdisciplinar)

ISSN: 2238-8893