PRÁTICAS DE GESTÃO EM RESTAURANTES PARAENSES ## MANAGEMENT PRACTICES IN PARÁ RESTAURANTS

Mário César dos Santos de Carvalho, Sérgio Castro Gomes

Resumo


Competitividade, desempenho e suas implicações para a estratégia das empresas são questões que continuamente despertam o interesse de pesquisadores da área de administração. Uma das formas de analisar como essas organizações combinam seus recursos, com foco em uma gestão mais eficiente e eficaz, se dá por meio das práticas de gestão. O segmento de restaurantes, presente em todas as cidades brasileiras, tem sido tema relevante de pesquisa, principalmente pela área de gestão de turismo, lazer e hospitalidade. Belém do Pará, que recebeu o título de cidade criativa da gastronomia pela UNESCO em 2015, se destaca nesse cenário. O presente artigo buscou, então, identificar os conjuntos de práticas de gestão mais pesquisados na literatura acadêmica recente (2009 a 2018) que possuem aderência ao contexto paraense de gestão de restaurantes. Foram definidas quatro dimensões de práticas: gestão estratégica de recursos humanos, gestão de serviços tecnológicos, gestão da interação humana no encontro de serviços e gestão das práticas de sustentabilidade. Após as entrevistas com os gestores, foram identificadas as práticas de gestão mais frequentes nos restaurantes pesquisados.


Palavras-chave


Práticas de gestão. Desempenho. Restaurantes.

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DOI: http://dx.doi.org/10.17648/aos.v8i2.2025

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Classificação Qualis CAPES - B3 (Administração, Ciências Contábeis e Turismo)

B4 (Interdisciplinar)

ISSN: 2238-8893