O Processo de Empresificação de Cooperativas Populares: estudo de caso em uma cooperativa de crédito ## The Managerialisation Process of Popular Cooperatives: a case study of a credit cooperative

Rosane Calgaro, Fabio Vizeu Ferreira, Rene Eugenio Seifert Junior

Resumo


Este trabalho avança o corpo de conhecimento sobre o processo de empresificação de cooperativas populares no contexto brasileiro com base no estudo de caso de uma cooperativa de crédito paranaense.  O estudo analisa a trajetória da cooperativa no período de 1995 a 2020, a partir da análise de documentos e entrevistas com associados e funcionários da primeira e da segunda década de atividade. A análise dos dados permitiu reconhecer três forças principais responsáveis pelo processo de empresificação e alinhamento à lógica gerencialista na cooperativa estudada: a natureza desenvolvimentista do contexto técnico em que foi constituída; o crescimento organizacional que determinou a passagem da base de serviços à cooperativa central; e a busca por maiores níveis de eficiência técnica. Os resultados do estudo avançam a base de reflexão crítica sobre o fenômeno da empresificação de cooperativas populares, indicando possibilidade e caminhos de resistência para as cooperativas que busquem se manter fiéis a seus propósitos populares originais.

 

Abstract

This study advances the body of knowledge about the process whereby popular cooperatives align themselves with the tenets of managerialism. It is based on a case study of a credit cooperative in Paraná, Brazil. 


Palavras-chave


Gerencialismo; Incorporação; Doutrina Cooperativista; Mercado

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.17648/aos.v10i1.2155

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Classificação Qualis CAPES - B3 (Administração, Ciências Contábeis e Turismo)

B4 (Interdisciplinar)

ISSN: 2238-8893