A Motivação de Serviço Público e a satisfação no trabalho: Pesquisa em uma Universidade Federal ## Public Service Motivation and job satisfaction: Research at the Federal University

Kelle dos Santos Carvalho, Jefferson Lopes La Falce, Ludmila de Vasconcelos Machado Guimarães

Resumo


Desde o advento da Emenda Constitucional 19 tem-se implantado no país uma Administração Pública Gerencial, sendo que esta demanda por pessoal qualificado e com altos níveis de desempenho.  Entender a motivação de servidores bem como níveis de satisfação pode ajudar os gestores na melhoria de desempenho. Este estudo teve como objetivo analisar os níveis de Motivação de Serviço Público e a satisfação no trabalho em servidores públicos, tendo como grupo alvo os servidores ativos de uma Universidade Federal de Minas Gerais. Foi realizada uma pesquisa descritiva e quantitativa utilizando os modelos satisfação no trabalho (Siqueira, 2008) e a Motivação de Serviço Público (Perry & Wise, 1990). Os resultados apontam níveis medianos de motivação e satisfação no trabalho o que pode indicar uma necessidade de revisão das políticas de RH da instituição. Verificou-se diferença significativa entre docentes e técnicos da organização em relação a motivação e satisfação. A análise das dimensões mostrou-se favorável a um diagnóstico mais detalhado dos dois construtos visto que os estudos internacionais aqui utilizados falharam nesse ponto, não mostrando um panorama completo de cada uma das dimensões, sendo essa uma contribuição deste estudo. Ao identificar níveis de motivação e satisfação diferentes, estes resultados podem auxiliar numa melhoria das funções gerenciais e administrativas da instituição, e possivelmente replicadas em instituições federais de ensino superior. Visto que a organização pode implementar políticas de RH, da base para o topo da organização, diferenciadas para cada categoria profissional e com maior possibilidade de assertividade.

ABSTRACT

Since the advent of Constitutional Amendment 19, a Public Management Administration has been implemented in the country, with this demand for qualified personnel with high levels of performance. Understanding the motivation of employees as well as satisfaction levels can help managers improve performance. 


Palavras-chave


PSM; Motivação; Satisfação; Universidade Federal; Administração Pública

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.17648/aos.v10i2.2411

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Classificação Qualis CAPES - B3 (Administração, Ciências Contábeis e Turismo)

B4 (Interdisciplinar)

ISSN: 2238-8893