Reposicionamento Estratégico para Diferenciação por Meio da Educação Inovadora ## Strategic Positioning Differentiation by Innovative Education

Sandra Cristina Silva Lorette Janguiê, Márcia Athayde Moreira

Resumo


Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar os resultados decorrentes da implantação de uma estratégia para a competitividade voltada à educação inovadora, em uma instituição privada de ensino básico brasileira. O levantamento dos aspectos teóricos possibilitou a delimitação metodológica para a realização da pesquisa de campo, o estudo de caso, para o que foram recolhidos documentos, além da observação in loco, da realização de entrevistas e aplicação de questionários, em um esforço de campo com duração de três meses, no período de outubro de 2019 a janeiro de 2020. Como resultados, pode-se observar que a escola caso foi uma escola tradicional cuja missão era preparar alunos para o vestibular, mediante ensino convencional em disputa de preços com as instituições concorrentes. Com a mudança de posicionamento, a escola caso repensou seu projeto pedagógico, implantou novas metodologias, trazendo o aluno para ser protagonista de sua aprendizagem, vivendo experiências que desenvolvem competências cognitivas e socioemocionais. Sob o ponto de vista estrutural, reformulou o projeto arquitetônico e investiu em novas tecnologias para ensino-aprendizagem. As estratégias de reposicionamento estratégico da escola caso em implantar uma educação inovadora se mostraram eficientes para atrair e fidelizar seus clientes, em um case de sucesso.

Abstract

This research aimed analyze results arising from a strategy implementation for competitiveness aimed at innovative education, in a private institution of basic education in Brazil. 


Palavras-chave


Educação Inovadora; Ensino Básico; Estratégia Organizacional; Diferenciação

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.17648/aos.v10i2.2498

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Classificação Qualis CAPES - B3 (Administração, Ciências Contábeis e Turismo)

B4 (Interdisciplinar)

ISSN: 2238-8893